metodo montessori

Método Montessori

Posted on Posted in News

Método Montessori

Maria Montessori sempre foi à frente do seu tempo. Nascida em Chiaravalle, na província de Ancona na Itália, em 1870, tornou-se a primeira mulher  graduar-se  em medicina na Itália pela  Medical School em 1896.

Na sua prática médica e de suas observações clinicas ela pôde analisar como as crianças aprendiam e como elas se desenvolviam através do meio em que viviam.

Em 1906, Maria Montessori aceitou o desafio de trabalhar com 60(sessenta) crianças de pais que trabalhavam fora, em  São Lorenzo, no distrito de Roma. Nesse local, ela fundou a primeira casa das crianças "Casa dei Bambini".  Alí desenvolveu-se o método de educação Montessori, com base nas pesquisas e observações de Maria Montessori.

De forma natural e utilizando os recursos disponíveis no habitat natural da criança , em cada equipamento, cada exercício, em cada material manipulado a criança se desenvolvia e aprendia de maneira natural, prazerosa e sem esforço, nem a interferência do adulto.

"As crianças aprendem por si sós", este lema foi a base e o é até hoje no método montessoriano. Uma reforma educacional drástica baseada numa metodologia distinta e na psicologia. Hoje, através do treinamento de professores é possível a aplicação dessa metodologia de forma efetiva e auto-criativa por parte das crianças., em vários continentes e em vários países.

Maria Montessori morreu em Noordwijk, na Holanda, em 1952, porém seu trabalho continua. Hoje existem aproximadamente cinco(5) mil escolas privadas associadas ao método Montessori e cerca de 200( duzentas) escolas públicas que aplicam o método Montessori nos Estados Unidos da América.

Além dessas, existem escolas ao redor do mundo que também usam o Método, Canadá, Russia, China, Taiwan, Japan, Korea, Australia, New Zealand, Germany, South Africa, Ethiópia, Tânzania, México, Colômbia, Brasil, Índia  e muitos outros países.

Nossa metodologia da Loris Literacy Academy, usa um viés da Metodologia Montessoriana quando privilegia a auto-aprendizagem e a experienciação e também ao utilizar os recursos naturais advindos doo ambiente do aprendiz.

Buscamos nos atualizar sempre através de estudos e participação em seminários, congressos e eventos educacionais.

Estamos abertos a todos os tipos de propostas que proporcionem interação, auto-conhecimento e respeito ao aprendente, ao meio-ambiente e à cultura que o envolve.

Estamos antenados com a atualidade e as tecnologias que o mercado oferece, porém sempre cuidando para que o simples e pueril prevaleça.